sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Sob nova direção Câmara de vereadores realiza sua 1ª sessão

A primeira sessão do ano realizada na tarde do dia 05 de fevereiro, na Câmara Municipal de Santana de Parnaíba foi marcada pela participação dos vereadores em sua primeira gestão. O vereador e presidente, Elvis Cezar (PSDB) mostrou empolgação no comando dos trabalhos. O vice-prefeito da cidade, Oswaldo Borelli, representou o prefeito, Antonio da Rocha Marmo Cezar, que estava em Brasília (DF)


Ao assumir a presidência da Casa de Leis de Santana de Parnaíba, o vereador Elvis Cezar, demonstrou ter um estilo próprio no comando dos trabalhos. Antes mesmo de compor a Mesa Diretora para dar início a leitura da pauta do dia, começou a agradecer a presença do público que lotou as dependências do Plenário e começou a convidar autoridades para subirem ao palco. Depois de acomodar os convidados especiais, entre eles o comandante da Polícia Militar, da Guarda Metropolitana, do Conseg – Conselho de Segurança, de ONGs – Organizações Não Governamentais, Igrejas, Imprensa, Artistas, Líderes Comunitários, Vereador de Pirapora do Bom Jesus, é que deu início aos trabalhos da sessão ordinária.

Dos 15 vereadores, somente Guilherme Correia (DEM) esteve ausente por motivo de ordem pessoal. A sessão não pode contar também com a presença do prefeito de Santana de Parnaíba, Antonio da Rocha Marmo Cezar, pelo motivo do mesmo ter viajado na noite anterior à Brasília, com a finalidade de buscar recursos financeiros para o município. “Depois da posse, esse seria um segundo momento mais importante na trajetória política do prefeito Cezar, mas ele abriu mão desta emoção para buscar recursos para o município. Recebemos o caixa da prefeitura com dívidas, servidores sem pagamentos e uma situação difícil de ordem administrativa”, declara Borelli.

Os secretários se revezaram na leitura das dezenas de Indicações, Requerimentos e Moções. Em seguida, os vereadores se pronunciaram para efetuar os pedidos de autorização de assinatura aos autores dos respectivos requerimentos.

No final da leitura das Moções, muitas deles de pesar, o presidente convocou a todos os presentes para fazerem Um Minuto de Silêncio em respeito aos falecimentos e, em especial, as vítimas da tragédia ocorrida na cidade gaúcha de Santa Maria, que matou 238 jovens.

Se inscreveram para os pronunciamentos livres, 9 (nove) vereadores. Destes somente 3 (três) já exerceram mandatos como vereador, os demais estão em sua primeira gestão. “Fiquei nervoso, mas até o presidente ficou, acho que é normal para a primeira vez. Até recebi palmas!”, comentou o vereador Antonio Marcos Batista Pereira (O Tonho - PSDB), que usou a tribuna para falar de nepotismo – contratação de parentes no poder executivo, abordado inicialmente pelo vereador Ângelo da Silva Souza (PSB).

“Cargos como o da primeira dama, a frente da Secretaria de Promoção Social não pode ser visto como errado. Ela está servindo ao governo e não ao prefeito. Errado mesmo era a corrupção que existia dos funcionários públicos na gestão anterior”.

“Não sou contra e nem a favor de um ou de outro prefeito, sou a favor do povo de Santana de Parnaíba. Colocar parentes em cargos na prefeitura pode até ser legal, mas para mim é imoral”, fala o vereador Ângelo Souza.

Já o vereador Evanilson Martins (Nilson Cadeirante – PDT), frisou que o seu foco de trabalho será a acessibilidade e a inclusão social, mas também disse ser grande incentivador de ações públicas voltadas aos esportes, educação e saúde para a população”.

O vereador Ronaldo Santos (PSB) foi o único da gestão anterior a se pronunciar na tribuna para comentar deste seu novo mandato sob nova direção na Câmara e na Prefeitura Municipal.

O líder do governo, vereador Nequinho Desanti (PTB), deixou claro que a sua experiência na Câmara (hoje em seu 6º mandato) e também no executivo farão a diferença no seu trabalho. “Não posso admitir que uma cidade tão importante como Santana de Parnaíba ainda tenha problemas básicos, como falta d´água e 100% sem tratamento de esgoto. É inadmissível!”.

Em seu pronunciamento, o vereador e presidente Elvis Cezar frisou a importância do papel do vereador de legislar em prol da população, fiscalizar os serviços prestados na cidade e pediu empenho de todos os vereadores da Casa para o trabalho de denunciar os possíveis erros cometidos pelo poder executivo. “Não vou inverter meus valores porque o prefeito é o meu pai. Acredito que imoral é você ter conhecimento e consciência dos erros e não denunciar. Não aceito uma cidade com orçamento milionário não ter dinheiro para comprar medicamentos. Não arcar com a responsabilidade de pagar os honorários do funcionalismo público para pagar credores privilegiados. Colegas, não tenham medo de se manifestarem, precisamos nos unir para fazer o melhor pela nossa cidade. Vamos consertar o que está errado, sem alterar os princípios morais”, afirma o presidente.

O vice-prefeito Borelli encerrou a sessão comentando os primeiros 36 dias de administração. “Começamos este mandato, nem nenhuma transição. O governo anterior prejudicou muito a cidade. Mas o povo mudou e vai superar os obstáculos colocados. O trabalho do vereador é fiscalizar o poder executivo, então que todos fiscalizem erros como o que achamos na administração pública, onde além de dívidas, funcionários e prestadores de serviços sem pagamento, encontramos erros inadmissíveis como, por exemplo, dezenas de imóveis alugados, gastando milhões do dinheiro público de forma inútil. A grande conquista da cidade, a ETEC – Escola Técnica Estadual inaugurada no final do ano passado não pode ter as aulas iniciadas ontem, 04 de fevereiro, porque o Governo do Estado expediu um documento relatando que a escola não está em condições de funcionamento, com problemas sérios de segurança, como rachaduras, infiltrações, falta de ponto de água e luz, sem elevadores, etc. O prédio está interditado. Mas como afirmou o prefeito Cezar é o fim da corrupção na história de Santana de Parnaíba, é isto que vai acontecer, mas precisamos que todos sejam fiscalizadores dos atos no município. Precisamos da ajuda de todos nesta luta”, encerra Borelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário