sexta-feira, 28 de junho de 2013

Mais de 360 moradores diagnosticados com catarata são operados em Santana de Parnaíba

Pacientes passam por avaliação pós-cirúrgica
Uma ação realizada no Hospital Santa Ana, no último final de semana, (22 e 23/06), pode proporcionar gratuitamente, saúde ocular com qualidade, aos moradores de Santana de Parnaíba.   Na ocasião, foram realizadas mais de 360 cirurgias de catarata.
Idealizado pela Prefeitura, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Saúde, o Instituto Ação Positiva Saúde (IAPS), Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) e Instituto Fábio Vieira (IFV), o projeto “Olho a Olho”, atendeu 1000 moradores que após triagem, foram detectados os pacientes que havia necessidade de cirurgia.
Considerada a maior causa de cegueira, a catarata só pode ser corrigida por meio de cirurgia. Embora ela faça parte do processo de envelhecimento, a doença é comum em pessoas com idade a partir dos 60 anos e mesmo em estágio avançado, o problema pode ser corrigido.
Como foi o caso da moradora do Jardim São Luiz, Terezinha Ribeiro da Silva de 75 anos. Ela começou a sentir sua visão embaçada e tratou logo de usar óculos, porém o problema se agravou.
“Eu sei que tinha catarata, ia ao oftalmologista e ele aumentava o grau, até que no ano passado, não conseguia mais usar os óculos. Aí nessa consulta que teve no posto médico, fui diagnosticada e operei, agora não vejo a hora de começar a enxergar melhor”, explicou ela enquanto aguardava o atendimento pós-operatório, realizado nesta segunda e terça-feira, 24 e 25/06, na Praça da Bandeira.
No local, foi estacionada uma carreta equipada com instrumentos oftalmológicos que permitiram que médicos, pudessem realizar as consultas dos pacientes operados que munidos com os óculos escuros e colírios que receberam no dia da cirurgia ouviram atentamente as instruções da médica Junia Kiill, uma das cirurgiãs do Instituto de Olhos, por exemplo, evitar ficar sem os óculos, usar o colírio pontualmente, evitar pegar peso, evita cozinhar alimentos fritos para que a gordura não vá aos olhos, etc.
Presente na ocasião, o prefeito Cezar, aproveitou para agradecer o empenho da secretária de saúde e dos parceiros o Instituto Ação Positiva Saúde (IAPS), Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) e Instituto Fábio Vieira (IFV). “Muito bom dia para vocês que a partir dessa cirurgia voltarão a enxergar melhor. Sei que quando entramos na melhor idade, alguns problemas de saúde nos afetam e a catarata é uma delas. Fiquei feliz pelo trabalho desses profissionais que não mediram esforços para operar vocês. Na década de 70 passei por dois implantes de córnea e sei o quanto nos afeta, não poder enxergar. Por isso que pretendemos realizar uma nova ação já nesse segundo semestre”, contou o prefeito.
                     

Créditos:
Fotos: Roberto Andrade
Texto: Regiane Castanon MTB nº46. 780

Nenhum comentário:

Postar um comentário