segunda-feira, 27 de maio de 2013

Alunos da Rede Municipal de Santana de Parnaíba são premiados na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas 2012

Os alunos da Rede Municipal que foram contemplados com medalhas na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas

No último dia 11 de maio, nove alunos do Colégio Municipal Tenente General Gaspar de Godói Colaço participaram da cerimônia de premiação da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas 2012 (OBFEP), realizada na cidade de Águas de Lindóia. Os estudantes, que ficaram entre os 250 ganhadores de todo o Estado de São Paulo, receberam medalhas de prata e bronze.
Os alunos vencedores foram inscritos na competição pelo professor Jorge Genovesi, que também foi premiado. Ele está na Rede Municipal de Ensino desde 2001 e é educador há 25 anos.
O professor Jorge Genovesi inscreveu seus alunos com objetivo de incentivar o estudo da Física. Ele também costuma promover feiras da disciplina, no colégio, e desenvolver a experiência prática em suas aulas. “Esse tipo de atividade acaba com a idéia de que Física é o Bicho Papão”, disse o professor. E ainda acrescentou sobre a premiação: “É gratificante perceber que nossos esforços dão resultado e que nossos alunos sentem-se mais aptos a preencherem vagas no mercado de emprego em áreas como a engenharia, antes tão distantes”, completou.

A OBFEP
A OBFEP é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), conta com apoio do MEC e faz parte de um programa permanente da sociedade Brasileira de Física. Em 2010, a olimpíada foi realizada em caráter de Projeto Piloto nos Estados Bahia, Goiás, Piauí e São Paulo. E no ano seguinte, ela ocorreu nos mesmos estados e também no Maranhão e Mato Grosso. E nesta última edição, em 2012 a Olimpíada abrangeu todo o país. Neste ano, ela também ocorrerá no Brasil inteiro.
Podem participar da competição apenas alunos de escolas públicas municipais, estaduais e federais em que haja, ao menos, um professor responsável. A competição é organizada para três níveis – A (9º ano do Ensino Fundamental), B (1ª e 2ª séries do Ensino Médio) e C (3ª e 4ª séries do Ensino Médio - onde houver) – composta por duas fases. A primeira envolve provas com questões de múltipla escolha e a segunda fase é composta de provas com questões teóricas e experimentais discursivas.


Texto: Monyelle Braga
Foto:  Divulgação Secretaria de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário