Os alunos da Rede Municipal que foram contemplados com medalhas na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas |
Os alunos vencedores foram inscritos na competição pelo professor Jorge Genovesi, que também foi premiado. Ele está na Rede Municipal de Ensino desde 2001 e é educador há 25 anos.
O professor Jorge Genovesi inscreveu seus alunos com objetivo de incentivar o estudo da Física. Ele também costuma promover feiras da disciplina, no colégio, e desenvolver a experiência prática em suas aulas. “Esse tipo de atividade acaba com a idéia de que Física é o Bicho Papão”, disse o professor. E ainda acrescentou sobre a premiação: “É gratificante perceber que nossos esforços dão resultado e que nossos alunos sentem-se mais aptos a preencherem vagas no mercado de emprego em áreas como a engenharia, antes tão distantes”, completou.
A OBFEP
A OBFEP é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), conta com apoio do MEC e faz parte de um programa permanente da sociedade Brasileira de Física. Em 2010, a olimpíada foi realizada em caráter de Projeto Piloto nos Estados Bahia, Goiás, Piauí e São Paulo. E no ano seguinte, ela ocorreu nos mesmos estados e também no Maranhão e Mato Grosso. E nesta última edição, em 2012 a Olimpíada abrangeu todo o país. Neste ano, ela também ocorrerá no Brasil inteiro.
Podem participar da competição apenas alunos de escolas públicas municipais, estaduais e federais em que haja, ao menos, um professor responsável. A competição é organizada para três níveis – A (9º ano do Ensino Fundamental), B (1ª e 2ª séries do Ensino Médio) e C (3ª e 4ª séries do Ensino Médio - onde houver) – composta por duas fases. A primeira envolve provas com questões de múltipla escolha e a segunda fase é composta de provas com questões teóricas e experimentais discursivas.
Texto: Monyelle Braga
Foto: Divulgação Secretaria de Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário