|
O tapete de serragem tem um total de 850 metros de extensão |
A cidade de Santana de Parnaíba realiza no próximo dia 30 de maio a tradicional Festa de Corpus Christi, considerada uma das maiores manifestações de religiosidade do Estado de São Paulo. Organizada pela Igreja Católica com apoio da Prefeitura, o evento deve atrair milhares de pessoas, que virão participar da comemoração e conferir o famoso tapete artesanal de serragem, que cobrirá as principais vias do Centro Histórico.
Este ano, a Festa de Corpus Christi traz como tema “No ano da fé, a eucaristia gera vida em plenitude na vida da comunidade”, que será retratado na maior parte dos 60 quadros, que compõem o tapete. De acordo com o artista plástico S.Maia responsável pela confecção dos desenhos, as pessoas poderão conferir também imagens sobre o Credo, a Campanha da Fraternidade 2013 – “Fraternidade e Juventude”, além da Jornada Mundial da Juventude.
O tapete artesanal terá cerca de 850 metros de extensão e será montado nas principais vias do Centro Histórico: Largo da Matriz, Rua Suzana Dias, Largo São Bento, Rua Santa Cruz, Rua Bartolomeu Bueno, Praça Quatorze de Novembro, Praça da Bandeira e Rua Padre Miguel Mauro.
Para a montagem do tapete, serão usados aproximadamente 80 m3 de serragem, sendo metade grossa e a outra parte fina, em cores variadas, que estão sendo tingidas pelos funcionários da Oficina Cultural - setor da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Em alguns quadros, também, serão utilizados outros tipos de materiais, como areia, pipoca para enfeitar os desenhos.
Programação
A montagem do tapete começa bem cedo, por volta das 6 horas e contará com a participação de aproximadamente 700 fiéis da comunidade católica de um total de mil pessoas que irão organizar o evento. Ao longo do dia, serão realizadas três missas, sendo a última, às 15h00, seguida pela tradicional procissão por cima do tapete artesanal.
Além da programação religiosa, os moradores e turistas poderão aproveitar o dia para visitar a Feira de Artesanato e Praça de Alimentação, que estarão montadas em algumas vias do Centro Histórico.
Histórico da data
A celebração da Festa de Corpus Christi, nome que vem do latim e significa Corpo de Cristo, teve origem em 1243, em Liége, na Bélgica, quando a freira Juliana de Mont Cornion teve visões de Cristo, manifestando o desejo de que a ocasião fosse lembrada com destaque. Em 1264, o evento foi estendido para toda a Igreja Católica, por determinação do Papa Urbano IV.
Não há registro histórico sobre quando as ruas de Santana de Parnaíba teriam começado a ser enfeitadas no dia de Corpus Christi. Sabe-se que até 1968 – ano em que a serragem passou a integrar o painel de cores – as ruas e janelas de Santana de Parnaíba eram ornamentadas com flores vermelhas de São João, muito comuns nos meses de junho e julho.
Programação Completa
06h início da montagem do tapete
10h Missa na Igreja Matriz
15h Missa Campal – Na Praça Quatorze de Novembro, seguida de procissão pelo Centro Histórico
Texto:Alessandra Oliveira Mtb 33.555
Fotos: Sávio Barletta