sexta-feira, 28 de junho de 2013

Santana de Parnaíba divulga lista com a classificação da Eleição do Conselho Tutelar

A votação que começou às 8h00 da manhã e se estendeu até as 17h00 teve o grande apoio da população
No último domingo (23/06), aconteceu em Santana de Parnaíba a eleição para a composição dos membros representantes do Conselho Tutelar da cidade. A votação que começou às 8h00 da manhã e se estendeu até as 17h00 teve o grande apoio da população que somados todos que compareceram as urnas, chegou a mais de 5 mil votos, sendo 5394 votos válidos, 30 votos em branco e 50 nulos.
E nesta última terça-feira, 25 o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santana de Parnaíba apresentou a resolução CMDCA de n° 15/2013, que já está em vigor, tornando público o resultado preliminar da eleição, onde os cinco primeiros candidatos mais votados já serão considerados conselheiros, salvo o caso de algum deles estar com algum impedimento legal, o substituto será o próximo da ordem classificatória.
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Assistência Social, na Rua Santa Cruz, 155 – Centro, ou pelo telefone: 4622-7050 nos ramais 7069 e 7086 e falar na secretaria executiva do CMDCA, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

Veja a Resolução n° 15/2013 e a lista classificatória

Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, que toma suas próprias decisões, porém não faz julgamentos e nem aplica medidas judiciais. É encarregado por zelar o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, seguindo aquilo que está determinado no estatuto (ECA). Os Conselheiros devem funcionar como representantes das suas respectivas comunidades, atuando junto a outros órgãos que também atuem preservando a segurança e os direitos da criança e do adolescente.


Créditos:
Fotos: Mario Justo
Texto: Estela S. Eduardo

Centro de Memória e Integração Cultural expõe até o dia 09 de julho a mostra “Mundo Moderno”

Ao todo, o público poderá conferir oito obras do artista plástico Edi Edson
Está em cartaz no Centro de Memória e Integração Cultural (CEMIC) – espaço mantido pela Prefeitura de Santana de Parnaíba – desde a última a quarta-feira (25/06), a exposição “Mundo Moderno”, do artista plástico Edi Edson. A mostra fica em cartaz no local até o dia 09 de julho.
A exposição é composta por oito obras em que é possível ver em uma mesma tela a utilização de diversos materiais, como tinta acrílica, tinta pantone e fios de ouro. Para produzir as gravuras, Edi Edson usa do recurso giclée –técnica de impressão de figuras com tinta acrílica a base de água. Mas, em cada uma das peças expostas o que se vê não são apenas impressões. Elas são finalizadas com as pinceladas do artista. “Busquei usar todos os materiais disponíveis na atualidade e mesclar o recursos técnicos. Por isso que a exposição chama-se Mundo Moderno”, disse o artista.
Influenciado pelos movimentos estéticos do Street Art, Cubism e do Art Nouveau, Edi Edson apresenta um estilo de ilustração que se aproxima tanto quanto possível da Pop Art. Não por acaso, seus materiais favoritos são a impressão giclée e a tinta acrílica.
Edi Edson iniciou a carreira como designer gráfico e ilustrador, aos 19 anos, até se tornar diretor de arte. Recentemente, dirigiu dois livros que foram publicados em todo o território nacional na versão brasileira: “Enciclopédia Ilustrada da Terra” e “1000 CEOs” – as duas pela revista Istoé.
A mostra é gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, aos sábados e domingos, das 11h00 às 17h00. E excepcionalmente neste domingo (30/06), quando acontece o Encontro de Antigomobilismo, a galeria do CEMIC funcionará das 9h00 às 16h00.
 O CEMIC está localizado ao Largo da Matriz, 49, Centro Histórico. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4154-6251.



Créditos: 
Texto:Alessandra Oliveira MTB 33.655
Fotos: Mario Justo

Prefeito Cezar inaugura quadra de futebol society no Jardim São Luís

O Prefeito Cezar e demais autoridades durante o descerramento da placa de inauguração da quadra de futebol society
O prefeito de Santana de Parnaíba Cezar, sempre preocupado em proporcionar qualidade de vida a sua população, inaugurou neste último sábado (22/06), mais um equipamento esportivo. Desta vez, ele entregou a quadra de futebol society, localizada na Rua Porto Rico, no bairro São Luís, que foi totalmente reformada.
Além do prefeito, estavam presentes à solenidade de inauguração, o vice-prefeito Oswaldo Boreli, o presidente da Câmara Municipal Elvis Cezar, os vereadores Nequinho Desanti, Amâncio Neto, Valmir Baptista (Alemão da Banca), Marcos Batista Pereira (Marcos O Tonho), Gino Mariano e Evanilson Martins (Nilson Cadeirante). O evento contou também com a presença do prefeito de Pirapora do Bom Jesus Gregório Maglio, do vereador de Barueri Fabio Luiz Rhormens (Fabião), o volante Alê do Grêmio Barueiri, além de secretários municipais e administradores regionais.
A obra, que durou aproximadamente 30 dias, consistiu praticamente na reconstrução da quadra, que estava em estado de total abandono. No lugar da areia, foi feito um piso de concreto para a colocação da grama sintética. A Secretaria de Serviços Municipais - responsável pela execução do trabalho - construiu também a mureta que circunda a quadra, fez a parte estrutural do alambrado, implantou o alambrado e fechou o local com tela. Ainda foi construída uma pequena arquibancada e também a iluminação. Por fim, a secretaria refez a calçada e colocou bancos.
Durante o evento, o Prefeito Cezar lembrou como a quadra se encontrava quando assumiu a prefeitura e aproveitou para falar sobre a sua preocupação em investir no bem estar de seus munícipes. “Antes as crianças ficavam doentes por brincarem aqui, no meio das fezes dos animais. E hoje, estamos entregando uma quadra de primeiro mundo, pois a prefeitura pode oferecer isso à população. Peço para que os moradores zelem por este lugar que foi feito especialmente para vocês”, disse o prefeito.
O presidente da Câmara Municipal Elvis Cezar também falou sobre a satisfação de poder participar da inauguração. “A situação desta quadra era muito crítica e o prefeito antes de assumir dizia o quanto queria ter a oportunidade de entregar um local adequado para as crianças brincarem. Este dia finalmente chegou e hoje a população tem uma quadra de verdade para jogar”, afirmou.
O vereador Nilson Cadeirante, responsável pela indicação da reforma da quadra, aproveitou também a solenidade para agradecer ao prefeito Cezar pela realização da obra. “Agradeço imensamente ao nosso prefeito por entregar hoje esta quadra totalmente reformada. A comunidade está muito feliz com esta inauguração”, disse.
Uma das moradoras presentes à inauguração que estava muito satisfeita com a reforma da quadra era Gisely Betim. “A quadra ficou muito bonita. Ela irá atender principalmente as pessoas mais carentes do nosso bairro”, disse Gisely. “E o melhor de tudo é que ela será usada para aulas de futebol. A quadra não ficará ociosa”, completou o marido Rogério Betim.
Para comemorar a entrega da quadra, após a inauguração, os alunos da Escolinha de Futebol da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMAFEL) participaram de diversas partidas.

Aulas de Futebol
A quadra acabou de ser inaugurada e já vai ser utilizada para aulas de futebol da escolinha de esportes da SMAFEL. As aulas irão acontecer de segunda e quarta, nos período manhã e tarde e atenderão crianças de 06 a 12 anos de idade.
Para se inscrever, os interessados devem procurar o Ginásio de Esportes Armando Frediani, localizado à Rua Edgard de Moraes, 476, Vila Nova, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Créditos: 
Texto:Alessandra Oliveira MTB 33.655
Fotos: Marcio Koch



Prefeitura lança Plano Municipal de Saneamento Básico e convoca população para participarem de consultas setoriais públicas

Na ocasião, um estudo técnico realizado pela Fral Consultoria, sob coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente foi apresentado aos convidados. No detalhe, os secretários de Educação, Jailton Rodrigues, de Planejamento e Meio Ambiente, Jaderson Spina, o vice-prefeito Oswaldo Boreli. Atrás, o presidente da Câmara de Vereadores, Elvis Cezar
As consultas setoriais terão inicio, nesta quarta-feira, 26/06. E o primeiro encontro, será no Colégio Municipal Tom Jobim para os moradores de Alphaville e Tamboré

A Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente lançou no último dia, 19/06, o Processo Participativo do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB.
O evento, realizado no Centro de Educação para Sustentabilidade - CES Alphaville, contou com a presença do Vice-Prefeito Oswaldo Boreli, do Presidente da Câmara de Vereadores, Elvis Cezar, dos Secretários de Planejamento e Meio Ambiente, Jaderson Spina, de Educação, Jailton Rodrigues, do Chefe de Gabinete Helio de Souza Silva, representante da Sabesp e de Diretores Escolares e técnicos da SMPMA.
Na ocasião, um estudo técnico realizado pela Fral Consultoria, sob coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente foi apresentado aos convidados. Considerado um marco na questão da universalização do saneamento básico, que engloba a distribuição de água potável, drenagem das aguas pluviais, coleta de esgoto e de resíduos sólidos, o plano se configura como um planejamento duradouro, pensado para 30 anos.
De acordo com os relatórios, a falta de saneamento básico é responsável por 80% dos casos de doenças e 65% de internações hospitalares. Observando ainda que a cada R$ 1 real investido em saneamento, gera uma economia de R$ 4 reais na área da saúde.
Foram apresentados diagnósticos da situação, prognóstico, alternativas, programas, projeto, ações para emergência e contingência, mecanismo para avaliação da eficiência das ações do PMSB e relatório final com metas.
“Temos necessidade da criação do PMSB por conta de legislação federal, por conta disto temos que ter um posicionamento dos técnicos e da sociedade civil. Mas, antes de pensarmos em legislação, temos que pensar na necessidade e demandas do município. Temos menos de 5% de tratamento de esgoto e menos de 50% de esgoto coletado. A Sabesp está participando deste processo com os projetos do esgotamento sanitário e da distribuição de água potável, por outro lado o município tem como responsabilidade do plano de drenagem de águas pluviais e do plano de resíduos sólidos. Estas duas entidades terão o compromisso de implementar e resolver o saneamento do município nos próximos anos. Sem a implantação do PMSB o município fica impedido de receber repasses de recursos tanto da esfera estadual quanto a federal. Este encontro marca o início das discussões, o resultado destes servirá de subsidio para a elaboração do plano.” explicou o Arq. Jaderson Spina, secretário Planejamento e Meio Ambiente.
A participação de todos os moradores é importante para a elaboração do PMSB e, por isso, a Prefeitura convida toda população para fazer parte das consultas setoriais. Nas discussões serão apresentadas as propostas da Prefeitura e colhidas as sugestões e reivindicações.
O plano, será convertido em Projeto de Lei pelo Chefe do Executivo após aprovado pelos vereadores da Casa de Lei local, se torna um instrumento estratégico de planejamento e de gestão participativa.

O Plano

O Saneamento Básico é o conjunto de medidas que visa preservar ou modificar as condições do ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover saúde. E, com a publicação da Lei nº 11.445/2007, a Lei de Saneamento Básico, todos os Municípios tem a obrigação de elaborar seu Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Sem ele, a partir de 2014, o acesso a recursos orçamentário da União ou recursos de financiamentos administrados por órgão ou entidade da administração federal, será negado.
Com isso, o PMSB deve abranger todo o território do município de Santana de Parnaíba e contemplar os quatros componentes do saneamento básico, que são: Abastecimento de Água; Esgotamento Sanitário; Drenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbana; Limpeza Urbana e Manejo dos Resíduos Sólidos.
Compete à prefeitura por meio desses tópicos, promover a saúde, a qualidade de vida e do meio ambiente; organizar a gestão e estabelecer as condições para a prestação dos serviços de saneamento básico, de forma que cheguem a todo cidadão, integralmente, sem interrupção e com qualidade; dotar o gestor publico municipal de instrumento de planejamento de curto, médio e longo prazo de forma a atender as necessidades presentes e futuras de infra-estrutura sanitária do município; preservar a saúde pública e as condições de salubridade para o habitat humano; priorizar a participação da sociedade na gestão de serviços.




Créditos:
Fotos: Mario Justo
Texto: Regiane Castanon MTB nº46. 780

Elisabete Cezar realiza entrega de par de próteses de pernas para moradora do bairro 120

As próteses foram entregues pela secretária de Assistencia Social, Elisabete Cezar
A secretária de Assistência Social e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Elisabete Leonardo Cezar, entregou na tarde da última sexta-feira, 21/06, um par de próteses de pernas para a moradora do bairro 120, Ana Clementina Lisboa Lima, de 63 anos, que teve seus membros inferiores amputados, devido complicações da Diabetes. A concessão foi realizada na Assistência Social, localizada no Centro Histórico.
Comprada com subsídios próprios, as próteses confeccionada na sua parte externa em fibra de carbono, na parte interna em EVA darão a moradora uma vez que ela já usava outro tipo de próteses, reingresso à vida social com qualidade.
Muito emocionada, Ana Clementina que é assistida pelo Centro de Referência de Assistência Social da Fazendinha, agradeceu pelo novo par de próteses.
“Eu estava com essas próteses, que também me foram doadas pela prefeitura, desde 2012 e, elas já não tinham mais ajustes, estava tendo que colocar muitas meias para elas não caírem. Agora com esse novo par, eu posso continuar a viver como eu vivia antes de perder minhas pernas em 2011”.
Feliz em poder proporcionar uma melhor qualidade de vida, a secretária de Assistência Social, Elisabete Leonardo Cezar ressaltou a importância desse tipo de ação.
“A gente procura oferecer uma melhor qualidade de vida aos nossos munícipes e com a entrega desse tipo de próteses, a gente busca ajudá-las em sua reabilitação, a vontade de continuar vivendo. Nosso objetivo é procurar ampliar o atendimento de maneira que possamos suprir as demandas solicitadas”, concluiu.


Créditos:
Fotos: Mário Justo
Texto: Regiane Castanon MTB nº46. 780

Mais de 360 moradores diagnosticados com catarata são operados em Santana de Parnaíba

Pacientes passam por avaliação pós-cirúrgica
Uma ação realizada no Hospital Santa Ana, no último final de semana, (22 e 23/06), pode proporcionar gratuitamente, saúde ocular com qualidade, aos moradores de Santana de Parnaíba.   Na ocasião, foram realizadas mais de 360 cirurgias de catarata.
Idealizado pela Prefeitura, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Saúde, o Instituto Ação Positiva Saúde (IAPS), Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) e Instituto Fábio Vieira (IFV), o projeto “Olho a Olho”, atendeu 1000 moradores que após triagem, foram detectados os pacientes que havia necessidade de cirurgia.
Considerada a maior causa de cegueira, a catarata só pode ser corrigida por meio de cirurgia. Embora ela faça parte do processo de envelhecimento, a doença é comum em pessoas com idade a partir dos 60 anos e mesmo em estágio avançado, o problema pode ser corrigido.
Como foi o caso da moradora do Jardim São Luiz, Terezinha Ribeiro da Silva de 75 anos. Ela começou a sentir sua visão embaçada e tratou logo de usar óculos, porém o problema se agravou.
“Eu sei que tinha catarata, ia ao oftalmologista e ele aumentava o grau, até que no ano passado, não conseguia mais usar os óculos. Aí nessa consulta que teve no posto médico, fui diagnosticada e operei, agora não vejo a hora de começar a enxergar melhor”, explicou ela enquanto aguardava o atendimento pós-operatório, realizado nesta segunda e terça-feira, 24 e 25/06, na Praça da Bandeira.
No local, foi estacionada uma carreta equipada com instrumentos oftalmológicos que permitiram que médicos, pudessem realizar as consultas dos pacientes operados que munidos com os óculos escuros e colírios que receberam no dia da cirurgia ouviram atentamente as instruções da médica Junia Kiill, uma das cirurgiãs do Instituto de Olhos, por exemplo, evitar ficar sem os óculos, usar o colírio pontualmente, evitar pegar peso, evita cozinhar alimentos fritos para que a gordura não vá aos olhos, etc.
Presente na ocasião, o prefeito Cezar, aproveitou para agradecer o empenho da secretária de saúde e dos parceiros o Instituto Ação Positiva Saúde (IAPS), Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) e Instituto Fábio Vieira (IFV). “Muito bom dia para vocês que a partir dessa cirurgia voltarão a enxergar melhor. Sei que quando entramos na melhor idade, alguns problemas de saúde nos afetam e a catarata é uma delas. Fiquei feliz pelo trabalho desses profissionais que não mediram esforços para operar vocês. Na década de 70 passei por dois implantes de córnea e sei o quanto nos afeta, não poder enxergar. Por isso que pretendemos realizar uma nova ação já nesse segundo semestre”, contou o prefeito.
                     

Créditos:
Fotos: Roberto Andrade
Texto: Regiane Castanon MTB nº46. 780

Prefeito Cezar inaugura o Espaço Empresário Empreendedor em Alphaville

O prefeito Cezar, ao lado do vice-prefeito Boreli e dos vereadores, durante a inauguração do Espaço Empresário Empreendedor
Na última terça-feira (18/06), o prefeito de Santana de Parnaíba Cezar inaugurou o Espaço Empresário Empreendedor (EEE), localizado na Avenida Netuno, 49, no Centro de Apoio I, no bairro de Alphaville. O novo serviço irá oferecer aos empresários todo o apoio necessário para investimento na cidade.
Estavam presentes também à cerimônia de inauguração, o vice-prefeito Oswaldo Boreli, o presidente da Câmara Municipal Elvis Cezar, os vereadores Nequinho Desanti, Ronaldo Santos, Gino Mariano, Amâncio Neto, Valmir Baptista (Alemão da Banca), Evanilson Martins (Nilson Cadeirante), o secretário de Emprego e Desenvolvimento Econômico e Social (SEMEDES) Mauro Brunetto, além de outros secretários e administradores regionais. O evento contou ainda com a presença de diversos empresários, que já estão instalados ou pretendem investir na cidade.
Durante a solenidade, o presidente da Câmara Municipal Elvis Cezar falou da preocupação da nova administração em promover o desenvolvimento da cidade. “Temos um prefeito comprometido com a população e no combate à corrupção. No início do ano, havia uma dívida de R$ 65 milhões e conseguimos, em seis meses, economizar R$ 15 milhões, que serão investidos em diversas áreas. Antes os empresários tinham que pagar ágio. Agora, eles são muito bem recebidos na nossa cidade”, disse o presidente da Câmara.
O prefeito Cezar aproveitou a ocasião para apresentar aos empreendedores os atrativos que Santana de Parnaíba oferece. “Na nossa cidade, os empresários encontram um local ideal para morar e instalar suas empresas, pois estamos ao lado de importantes rodovias para fácil escoamento de suas produções. Oferecemos também ensino técnico para a profissionalização de nossos jovens e em breve teremos a FATEC”, disse. “Santana de Parnaíba é um convite ao empreendedorismo. Estamos de braços abertos para recebê-los”, completou o prefeito.

Espaço Empresário Empreendedor
O novo serviço tem como objetivo oferecer orientações aos empresários de todos os portes, desde o micro aos grandes empreendedores, interessados em investir na cidade, com a abertura de novos negócios ou a ampliação de seus empreendimentos já em funcionamento.
Para tanto, eles irão contar com uma série de serviços que estarão disponíveis no Espaço do Empresário Empreendedor. No local, irá funcionar o Banco do Povo Paulista, Posto de Atendimento do SEBRAE, Junta Comercial e PROCON.
Os empreendedores receberão diversas informações importantes, como áreas disponíveis para a instalação de suas empresas, os tipos de incentivos fiscais oferecidos pela cidade, como usufruir de financiamentos, além de consultorias para abertura e gerenciamento de seus negócios.
Um dos empresários presentes à cerimônia que estava muito satisfeito com o serviço era João Rodrigues – proprietário da Thathi Polimeros. O empresário prestigiou o evento representando a Associação do Pólo Empresarial Tamoré.
O Espaço do Empresário do Empreendedor irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, telefone 4153-9281. E em breve, o município irá contar com mais duas unidades, localizadas no Centro e na Fazendinha.

Investe Parnaíba

Durante a cerimônia de inauguração do EEE, a SEMEDES lançou o site Investe Parnaíba onde constam diversas informações úteis sobre a cidade de interesse para os empresários, como os pólos empresariais, incentivos fiscais, setores de negócios, entre outros dados. Para acessá-lo basta digitar: investe.santanadeparnaiba.sp.gov.br.

Créditos: 
Texto:Alessandra Oliveira MTB 33.655
Fotos: Marcio Koch


População de Santana de Parnaíba irá ganhar um posto do Corpo de Bombeiros

A população de Santana de Parnaíba finalmente poderá contar com um posto do Corpo de Bombeiros instalado na cidade, após 40 anos de espera. O Prefeito Cezar, em menos de quatro meses de negociação, conseguiu mais esta conquista para a cidade. O quartel será construído em um terreno cedido pela administração pública municipal, na Estrada da Bela Vista, na altura do nº 1.800, ao lado do condomínio Burle Marx, em Alphaville.
O prefeito Cezar foi comunicado formalmente nesta primeira quinzena de junho sobre a instalação do posto na cidade. No ofício enviado, o Corpo de Bombeiros informou que está de pleno acordo para a construção do quartel no terreno cedido pela prefeitura. A previsão é que ele seja entregue no primeiro semestre de 2014.
O posto será construído em um terreno de 1.963 m², localizado em um ponto alto que não prejudica a comunicação e ainda permite pousos e decolagens para socorro. É um local estratégico, próximo de vias importantes, o que facilita o rápido deslocamento e a diminuição do tempo-resposta para o atendimento de ocorrências.
De acordo com medições realizadas pelo corpo de bombeiros, grande parte da população, localizada em regiões populosas da cidade, deverá ser atendida em até oito minutos, para combate de incêndios - que está dentro dos parâmetros internacionais estipulado para este tipo de ocorrência. E na região da Fazendinha, além de ser atendida pelo posto de Santana de Parnaíba, contará com apoio do corpo de bombeiros da cidade de Cajamar, quando houver necessidade de reforço.
O quartel contará com uma tropa de 27 integrantes, comandada por um tenente subordinado ao 1º Sub-Grupamento de Bombeiros (sub-GB), localizado em Osasco, que pertence ao 18º GB de Barueri. Ele será equipado por um caminhão de combate a incêndio (auto- bomba) e uma viatura de auto-resgate.
Além de atender as emergências, o posto fará trabalho preventivo na cidade. A tropa será responsável em vistoriar estabelecimentos e organizar brigadas de incêndio em mata. Essas ações garantirão mais segurança para toda a cidade. As próprias indústrias serão beneficiadas, uma vez que o preço de seus seguros contra incêndios deverão ser reduzidos pelo fato da cidade passar a contar com um posto dos bombeiros.
O lançamento da pedra fundamental para a construção do Posto do Corpo de Bombeiro está previsto para acontecer no dia 13 de julho, a partir das 10h. Será realizada uma cerimônia, no local, aberto ao público. Durante a festa, haverá desfile da tropa, simulação de salvamento e combate de incêndio. Também, terá a exposição de equipamentos - usados pelos bombeiros - e de viaturas novas e antigas. E inclusive, as crianças poderão subir nos carros para conhecer como são por dentro.

Terreno onde será construído o posto de Bombeiros da cidade, localizado na Estrada da Bela Vista, em Alphaville

Créditos: 
Texto:Alessandra Oliveira MTB 33.655
Fotos: Mario Justo